EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h54.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil não tem necessidade de fazer novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). "Não precisamos sequer dos 8 bilhões que estão colocados a nossa disposição do acordo passado, que vence agora em dezembro", disse o presidente para jornalistas, durante sua visita em Moçambique, nesta quarta-feira (5/11).
Sobre o novo acordo com o fundo, anunciado na terça-feira (4/11) pelo secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, Lula disse que o FMI precisa oferecer condições mais favoráveis para que o país sele o acordo. O presidente também afirmou ter conversado com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e que os termos técnicos do novo contrato ainda serão discutidos pelo governo.
"Não é mais necessário ficar exigindo ajuste fiscal, mas sim cobrar crescimento e desenvolvimento econômico dos países. É essa política, na minha opinião, que deveria permear a conversa do FMI daqui para frente com qualquer país, até porque o ajuste fiscal foi um fracasso na maioria dos casos. Ou seja, não haverá acordo impeditivo de crescimento da nossa economia", disse Lula.
Com informações da Agência Brasil