Economia

Lula defende mudança na lei para financiar caminhões

Rio de janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje, em evento sobre tecnologias de sustentabilidade para o setor automotivo, no Riocentro, a necessidade de se garantir que os proprietários de caminhões possam dá-los como garantia para financiar um novo veículo, por meio de uma mudança da legislação. Hoje, o proprietário não […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2012 às 23h03.

Rio de janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje, em evento sobre tecnologias de sustentabilidade para o setor automotivo, no Riocentro, a necessidade de se garantir que os proprietários de caminhões possam dá-los como garantia para financiar um novo veículo, por meio de uma mudança da legislação. Hoje, o proprietário não pode dar o caminhão como garantia porque o veículo é considerado essencial para o seu sustento.

"Estamos trabalhando e conseguindo avançar na renovação da frota de caminhões. Ficamos muito tempo discutindo o óbvio e deixamos de avançar", disse ele, se referindo à discussão sobre a destinação dos veículos antigos. "Quem tem veículo velho é que tem de se preocupar em vendê-lo". Segundo o presidente, o papel do governo é criar condições para que os interessados possam financiar caminhões.

O presidente disse também que o País precisa facilitar mais ainda o acesso ao crédito. "No Brasil já houve tanto calote ao longo da história que hoje só pede empréstimo quem não precisa", afirmou. Sobre o carro elétrico, o presidente afirmou que é uma tecnologia importante na busca pela sustentabilidade do planeta, mas disse que ainda há incertezas sobre a sua produção em grande escala. Lula destacou, ainda, os avanços do País na utilização de combustíveis como o etanol e o biodiesel.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosIndústriaIndústrias em geralLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresVeículos

Mais de Economia

Reforma Tributária deve ser votada na próxima semana; entenda proposta e o cronograma

Reforma Tributária: deputados mantêm tributação de fundos de pensão e setor quer isenção no plenário

Aéreas vão pagar menos imposto se transportarem 600 pessoas por dia em voos regionais

Reforma Tributária: Carne fora da cesta básica, absorvente isento e imposto para carro elétrico

Mais na Exame