Economia

Lula compara pré-sal a uma 'moça bonita'

Por Carolina Freitas São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a utilizar hoje suas metáforas para falar do grande interesse de empresas nacionais e estrangeiras na exploração de petróleo da camada pré-sal na costa brasileira. Segundo ele, o interesse pode ser comparado ao que desperta uma moça bonita, onde todos querem […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2009 às 12h59.

Por Carolina Freitas

São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a utilizar hoje suas metáforas para falar do grande interesse de empresas nacionais e estrangeiras na exploração de petróleo da camada pré-sal na costa brasileira. Segundo ele, o interesse pode ser comparado ao que desperta uma moça bonita, onde todos querem "tirar um pedacinho". "Pré-sal é que nem mulher bonita em um baile cheio de homem, ou homem bonito em baile cheio de mulheres. Cada segmento quer tirar um pouquinho, todo mundo quer beliscar."

A comparação do presidente foi feita em discurso de abertura do 9º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), na Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU), no bairro da Liberdade, na capital paulista. Segundo ele, os recursos do fundo do pré-sal serão usados em projetos voltados para educação, ciência e tecnologia, meio ambiente, cultura e saúde.

Ainda sobre o pré-sal, o presidente da República disse que a descoberta desses poços não foi sorte de seu governo, mas sim fruto de investimentos em pesquisas. E citou que os investimentos no setor tiveram um salto de pouco mais de R$ 200 milhões para R$ 900 milhões ao ano. "Você não descobre nada se não olhar a pesquisa como investimento e não como gasto", argumentou.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Pente-fino: Previdência quer fazer revisão de 800 mil benefícios do INSS até o fim do ano

Reino Unido tem rombo de 22 bilhões de libras em contas públicas

Dívida do governo sobe para 77,8% do PIB, maior nível desde novembro de 2021

Focus: Em semana de Copom, mercado sobe projeções do IPCA para 2024 e 2025

Mais na Exame