Economia

Lucros das maiores siderúrgicas da China despencam 98%

Desempenho em 2013 deve registrar leve melhora, previu associação


	Demanda de aço deve avançar 3,1 neste ano, segundo previsões da Associação de Ferro e Aço da China 

Demanda de aço deve avançar 3,1 neste ano, segundo previsões da Associação de Ferro e Aço da China 

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2013 às 15h58.

Pequim/Xangai - Os lucros das maiores siderúrgicas chinesas caíram 98 por cento em 2012, atingidos por crescimento econômico mais lento que afetou a demanda do maior consumidor de aço do mundo, informou nesta quinta-feira a Associação de Ferro e Aço da China (Cisa).

A entidade, contudo, reiterou uma previsão de desempenho levemente melhor para este ano.

Em comunicado, a associação do setor disse que os lucros de 2012 registrados por seus membros, que incluem mais de 70 grandes usinas siderúrgicas, caiu para 1,6 bilhão de iuans (257,2 milhões de dólares).

As maiores empresas correspondem a 80 por cento da produção total de aço da China, que também é a maior produtora mundial do insumo.

Algumas siderúrgicas chinesas sofreram grandes perdas no ano passado, em um momento no qual o crescimento mais fraco da demanda e uma rápida queda nos preços do aço prejudicam os negócios.

Mais cedo neste mês, a Baosteel, maior siderúrgica chinesa com ações em bolsa, divulgou seu lucro operacional de 2012 antes de eventos não recorrentes provavelmente mostrará uma queda de 33 por cento, para 6,2 bilhões de iuans.

A Cisa informou que espera um cenário melhor para este ano, apesar da expectativa ser temperada por excesso de estoques, custos elevados com matéria-prima e uma provável lentidão na recuperação do consumo.

A entidade afirmou anteriormente que espera que a demanda chinesa por aço cresça 3,1 por cento em 2013. Enquanto isso, uma pesquisa da Reuters estimou que a produção de aço da China vai subir para 749 milhões de toneladas este ano, alta de 4,5 por cento sobre 2012.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaIndústriaSiderurgiaSiderurgia e metalurgia

Mais de Economia

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix

Potencial econômico da China é visto como forte por mais de 70% globalmente

China amplia déficit e intensifica políticas fiscais para crescimento em 2025