Economia

Lista traz produtos dos EUA que serão retaliados

A lista de produtos que terão a alíquota do Imposto de Importação (II) elevada para as compras dos Estados Unidos tem 101 produtos, como veículos, cosméticos, óculos, produtos do algodão, alimentos e soro de leite. A relação com as novas alíquotas foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Elas entrarão em vigor em 30 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

A lista de produtos que terão a alíquota do Imposto de Importação (II) elevada para as compras dos Estados Unidos tem 101 produtos, como veículos, cosméticos, óculos, produtos do algodão, alimentos e soro de leite. A relação com as novas alíquotas foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Elas entrarão em vigor em 30 dias.

O Brasil ganhou na Organização Mundial de Comércio (OMC) o direito de retaliar os Estados Unidos, já que o país concede subsídios à produção e à exportação de algodão. O valor pode chegar a US$ 560 milhões em importações de bens por ano.

A secretária executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Lytha Spíndola, explicará a escolha dos itens selecionados em uma lista de 222 produtos colocados em consulta pública no fim do ano passado. O imposto de importação para veículos, por exemplo, passou de 35% para 50%. Já os cosméticos, como cremes de beleza e xampus, passam a ter alíquota de 36%. O soro de leite passará a ser importado com alíquota de 48%. Como retaliação, o Brasil poderia subir as alíquotas em até 100%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércioComércio exteriorDados de BrasilEstados Unidos (EUA)ExportaçõesImportaçõesPaíses ricos

Mais de Economia

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Fazenda mantém projeção do PIB de 2024 em 2,5%; expectativa para inflação sobe para 3,9%

Mais na Exame