Economia

Leite, bovinos e suínos têm queda no 1º tri

Segundo o IBGE, o abate de bovinos caiu 5,3% na variação trimestral, o de suínos, 1,4%, e a produção de leite foi 4,8% menor no período

Criação de suínos: segundo o coordenador do IBGE, uma das causas na redução de vendas de alimentícios pode ter sido a queda das exportações (Ronaldo Kotscho)

Criação de suínos: segundo o coordenador do IBGE, uma das causas na redução de vendas de alimentícios pode ter sido a queda das exportações (Ronaldo Kotscho)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - O abate de cabeças de bovinos e suínos caiu no primeiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior (último trimestre de 2009). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram abatidos 7,075 milhões de bovinos de janeiro a março, ou seja, 5,3% a menos do que no último trimestre de 2009. O abate de suínos sofreu queda de 1,4% no período.

A compra de leite também sofreu redução no período. No período, foram vendidos 5,2 bilhões de litros de leite, 4,8% menos do que no trimestre anterior.

Também houve queda na compra de peças de couro cru inteiro de bovinos: os 8,5 milhões de unidades vendidas representaram 4,9% menos do último trimestre de 2009 para o primeiro trimestre deste ano. A maior parte do couro veio de matadouros frigoríficos (63,1%), enquanto 26,4% foram recebidos de terceiros.

A produção de ovos de galinha e o abate de frangos mantiveram-se estáveis de um trimestre para o outro. De janeiro a março deste ano, foram abatidos 1,2 bilhão de frangos e produzidos 600,7 milhões de dúzias de ovos de galinha.

"Quando a gente observa as quedas em relação ao trimestre anterior, uma das causas pode ser a queda das exportações", afirma o coordenador da pesquisa, Otávio Oliveira.

No caso específico dos bovinos, o IBGE observou também uma redução da oferta de bois, o que teria levado os pecuaristas a abater vacas. "O abate de vacas, se ocorrer continuadamente, como aconteceu no passado, pode reduzir a capacidade de reprodução do rebanho. Mas não sei se é o caso. Pode ser apenas algo pontual [deste trimestre]. Temos que continuar acompanhando, durante o ano, para ver o que vai acontecer", disse Oliveira.

Quando comparado o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2009, aumentou o abate de bovinos (9%), suínos (6,6%) e frangos (7,3%), a produção de ovos de galinha (3,5%), a compra de leite (5,7%) e de couro cru inteiro de bovinos (10,4%).

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaAlimentosComércio exteriorExportaçõesTrigo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor