Economia

Leia a íntegra da nota à imprensa divulgada pelo Banco Central

Logo depois da divulgação de novas denúncias contra o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, a Secretaria de Imprensa do BC divulgou uma nota aos veículos de comunicação. Leia abaixo a íntegra da nota: "Nota à imprensa Em relação à matéria veiculada pela imprensa acerca de movimentação financeira realiza-da no exterior pelo presidente do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h54.

Logo depois da divulgação de novas denúncias contra o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, a Secretaria de Imprensa do BC divulgou uma nota aos veículos de comunicação. Leia abaixo a íntegra da nota:

"Nota à imprensa

Em relação à matéria veiculada pela imprensa acerca de movimentação financeira realiza-da no exterior pelo presidente do Banco Central, cumpre esclarecer:

  1. Todos os rendimentos recebidos por Henrique Meirelles nos Estados Unidos têm origem conhecida e foram tributados naquele país. Todos os rendimentos recebidos após o retorno definitivo do presidente do BC ao Brasil foram tributados pelo fisco brasileiro, de acordo com a legislação.

  2. Nos Estados Unidos, é comum a realização de pagamentos através do envio de re-cursos para uma conta bancária indicada pelo recebedor. O caso citado agora foi apenas mais um entre os inúmeros pagamentos feitos desta maneira por Meirelles durante o período em que residiu nos Estados Unidos.

  3. O presidente do BC não tinha condições de controlar ou auditar contas bancárias indicadas pelo recebedor. Meirelles, portanto, não conhece a empresa mencionada pela reportagem. Neste momento, não tem como identificar o recebedor do paga-mento específico mencionado na matéria.

  4. A conta de Henrique Meirelles citada na reportagem foi ativada em 23 de agosto de 2002 e desativada em 03 de dezembro daquele ano. Por isso, não foi incluída na de-claração de bens relativa a 2002, na forma da lei.

  5. Todos os bens de propriedade de Henrique Meirelles estão declarados ao fisco brasileiro.

Brasília, 5 de agosto de 2004

Banco Central do Brasil Assessoria de Imprensa"

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Igualdade de gênero poderia acrescentar R$ 60 trilhões ao PIB global, diz estudo

Em disputa de R$ 1 bi, Caixa não liberará terreno no Rio para estádio do Flamengo sem compensação

Vendas no comércio crescem 0,6% em julho