Economia

LCA eleva estimativa de ajuste da Selic para 1,50 ponto

A consultoria agora projeta um ajuste total de 1,50 ponto, com alta de 0,50 ponto em julho e 0,25 ponto em agosto, para 8,75%


	A LCA informou ainda que foi surpreendida com a decisão do Copom da semana passada, de elevar a Selic em 0,50 ponto porcentual, para 8% ao ano
 (Getty Images)

A LCA informou ainda que foi surpreendida com a decisão do Copom da semana passada, de elevar a Selic em 0,50 ponto porcentual, para 8% ao ano (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2013 às 10h23.

São Paulo - A LCA Consultores revisou para cima o avanço esperado nos próximos meses para a taxa básica de juros, a Selic.

Em boletim divulgado nesta terça-feira, 4, a consultoria informou que, antes, esperava um ajuste total de 1,25 ponto porcentual, que levaria a Selic para 8,50%; agora, projeta um ajuste total de 1,50 ponto, com alta de 0,50 ponto em julho e 0,25 ponto em agosto, para 8,75%.

A decisão da LCA ocorre antes da divulgação, na quinta-feira, 6, da ata referente à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana passada.

A consultoria justificou a elevação das expectativas alegando que a "aceleração do ritmo de altas (da Selic) está ligada à necessidade de melhorar a ancoragem das expectativas de inflação e de impedir que a demanda - que hoje produz aceleração da inflação e aumento do déficit externo - sancione a propagação de choques de oferta por toda a economia".

É dentro desse contexto, segundo a LCA, que "se faz necessário um aperto maior da Selic".

A LCA informou ainda que foi surpreendida com a decisão do Copom da semana passada, de elevar a Selic em 0,50 ponto porcentual, para 8% ao ano. Segundo a consultoria, o texto do comunicado do Copom, divulgado na quarta-feira, 29, foi lacônico e não dá muitas pistas sobre os próximos passos, "além do óbvio - de que o ajuste continuará".

Acompanhe tudo sobre:ConsultoriasEstatísticasIndicadores econômicosJurosSelicServiços

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor