Economia

Lagarde vê 15% a 20% de risco de inflação baixa prolongada

Christine Lagarde recomendou que membros do banco central protejam


	Christine Lagarde: "O que estamos vendo é inflação baixa e se isso acontecer por um período prolongado de tempo pode potencialmente desancorar a esperada antecipação dos consumidores... em relação à inflação de longo prazo"
 (Yuri Gripas/Reuters)

Christine Lagarde: "O que estamos vendo é inflação baixa e se isso acontecer por um período prolongado de tempo pode potencialmente desancorar a esperada antecipação dos consumidores... em relação à inflação de longo prazo" (Yuri Gripas/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2014 às 12h09.

Bilbao - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, afirmou nesta segunda-feira que o FMI vê risco de um período prolongado de inflação baixa na zona do euro.

"O que estamos vendo é inflação baixa e se isso acontecer por um período prolongado de tempo pode potencialmente desancorar a esperada antecipação dos consumidores... em relação à inflação de longo prazo", disse Lagarde em um fórum econômico na cidade espanhola de Bilbao.

"Estamos dizendo que o risco potencial existe. Calculamos esse risco em 15 a 20 por cento, e é por isso que recomendamos que os membros do banco central protejam contra isso e tenham disponíveis as ferramentas que possam responder a isso em termos de política monetária", disse Lagarde em resposta a uma pergunta da audiência.

Acompanhe tudo sobre:FMIInflaçãoZona do Euro

Mais de Economia

Gasolina, café, abacate e passagens áreas: quais produtos ficaram mais caros e mais baratos em 2024

IPCA acelera, vai a 0,52% em dezembro e fecha 2024 em 4,83%, acima da meta de inflação

IBGE divulga inflação de 2024 e Galípolo deve apresentar carta a Haddad justificando estouro da meta

Haddad desmente imposto sobre Pix e AGU aciona Facebook por vídeo manipulado