Economia

Kátia vai propor a redução de alíquotas sobre suco de frutas

Segundo a ministra, a medida não só contribui para fortalecer as empresas do setor como também para melhorar a saúde dos brasileiros


	A ministra da Agricultura Kátia Abreu: segundo a ministra, a medida não só contribui para fortalecer as empresas do setor como também para melhorar a saúde dos brasileiros
 (Valter Campanato/ABr)

A ministra da Agricultura Kátia Abreu: segundo a ministra, a medida não só contribui para fortalecer as empresas do setor como também para melhorar a saúde dos brasileiros (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2015 às 11h27.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, disse hoje que levará ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a proposta de redução das alíquotas de PIS/Cofins que incidem sobre os sucos de frutas, a fim de incentivar o consumo desses produtos. Hoje, as alíquotas dos sucos são as mesmas dos néctares.

Kátia Abreu deu a declaração após participar da posse do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, na sede do tribunal, hoje, pela manhã.

Segundo a ministra, a medida não só contribui para fortalecer as empresas do setor como também para melhorar a saúde dos brasileiros.

Os fabricantes de bebidas só podem chamar de suco os produtos que tiverem no mínimo 50% de polpa, a parte comestível da fruta. Já o néctar de frutas tem entre 20% e 30% de polpa de frutas.

PIS é o Programa de Integração Social. O PIS tem a finalidade de promover a integração do empregado com o desenvolvimento da empresa. São contribuintes do PIS as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhe são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, inclusive empresas prestadoras de serviços, empresas públicas e sociedades de economia mista.

Já a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) é uma contribuição federal, de natureza tributária, incidente sobre a receita bruta das empresas em geral, destinada a financiar a seguridade social.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaTrigoImpostosLeãoMinistério da Agricultura e Pecuária

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro