Economia

Japão mantém otimismo sobre economia, apesar de temores

Governo descreveu que a economia atravessa uma "recuperação moderada"


	Japonesa conta notas de iene: baixo desempenho das vendas ao exterior tem sido fonte de preocupação para o governo
 (Yoshikazu Tsuno/AFP)

Japonesa conta notas de iene: baixo desempenho das vendas ao exterior tem sido fonte de preocupação para o governo (Yoshikazu Tsuno/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2014 às 08h22.

Tóquio - O governo japonês melhorou sua visão sobre a produção industrial e deixou sua avaliação para a economia como um todo inalterada, sinalizando uma perspectiva otimista para a terceira maior economia do mundo.

Em um relatório mensal divulgado nesta segunda-feira, o governo descreveu que a economia atravessa uma "recuperação moderada", repetindo uma visão parecida apresentada pelo Banco do Japão --banco central do país-- na semana passada.

As autoridades estão confiantes de um aumento "de último minuto" da demanda antes do aumento do imposto sobre vendas em abril.

Mas o relatório apresentou riscos no cenário como uma esperada queda no consumo após o aumento do tributo e uma desaceleração da economia mundial, o que poderia pressionar as exportações.

O baixo desempenho das vendas ao exterior tem sido fonte de preocupação para o governo, que conta com os embarques para ajudar a amortecer uma esperada queda na atividade doméstica quando o imposto sobre vendas subir para 8 por cento, ante 5 por cento cobrados atualmente.

"Vemos a economia sólida tendo em vista que os lucros das empresas estão com uma boa performance e as condições do trabalho estão melhorando de forma constante", afirmou uma autoridade do governo japonês responsável por compilar o relatório.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaGovernoJapãoPaíses ricos

Mais de Economia

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame