Economia

Jamaica e Barbados reabriram mercados de carne, diz Maggi

As medidas restritivas se deviam à repercussão internacional da Operação Carne Fraca da Polícia Federal

Operação Carne Fraca: "o Brasil deu as devidas explicações não só aqui no CAS, mas no mundo inteiro", declarou o ministro da Agricultura (Pablo Sanhueza/Reuters)

Operação Carne Fraca: "o Brasil deu as devidas explicações não só aqui no CAS, mas no mundo inteiro", declarou o ministro da Agricultura (Pablo Sanhueza/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2017 às 17h42.

Última atualização em 5 de abril de 2017 às 17h47.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta quarta-feira, 5, em Buenos Aires, na Argentina, que o Brasil já conseguiu reabrir a maioria dos mercados que haviam imposto restrições às carnes brasileiras.

"Ainda há alguns mercados fechados no Caribe, mas ontem (4) a Jamaica também reabriu e, em seguida, Barbados fez o mesmo", afirmou no encerramento da XXXIII Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), segundo nota distribuída por sua assessoria.

As medidas restritivas se deviam à repercussão internacional da Operação Carne Fraca da Polícia Federal. Maggi, que se reuniu com ministros da Agricultura da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, enfatizou que a investigação é sobre condutas de pessoas e não sobre a qualidade das carnes brasileiras. "O Brasil deu as devidas explicações não só aqui no CAS, mas no mundo inteiro", declarou.

Zero de carbono

O ministro aproveitou o final da reunião para informar que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) deverá apresentar, até o fim do ano, pesquisa com a produção de carne com emissão zero de carbono.

"Todo o processo (de criação de bovinos) vem sendo desenvolvido com mitigações, com a melhoria de pastagens e tudo mais. Até o fim do ano, a Embrapa vai apresentar o balanço desse trabalho ao Brasil e ao mundo."

Arroz

Maggi também anunciou na capital argentina que o México liberou as importações de arroz do Brasil. "Ontem mesmo o México liberou a importação de arroz brasileiro, que estava fechada há muito tempo. Abriu-se a oportunidade de negociação de cerca de 900 toneladas do nosso arroz para aquele mercado."

Acompanhe tudo sobre:Polícia FederalMinistério da Agricultura e PecuáriaOperação Carne Fraca

Mais de Economia

Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo