EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h47.
O Ministério das Relações Exteriores divulgou hoje (19/5) alguns acordos comerciais que serão assinados entre empresas brasileiras e chinesas, durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, entre 23 e 27 de maio. Entre os contratos, estão parcerias nos setores de aviação civil, siderurgia, consultoria e telecomunicações.
A Varig e a Air China formalizarão joint-venture para operações de vôos regulares entre os dois países a partir de setembro ou outubro. Estão previstas quatro decolagens semanais. Há aproximadamente dois meses, a Varig tornou-se a primeira companhia aérea brasileira a se instalar na China, ao inaugurar seu escritório de Pequim.
A Companhia Siderúrgica do Paraná (Cosipar) celebrará três acordos com a China Minmetals. Dois deles referem-se à compra de equipamentos e tecnologia e estão orçados em 40 milhões de dólares. O terceiro relaciona-se à exportação de produtos para os chineses e está estimado em 250 milhões.
Um memorando de entendimento deve ser assinado entre a Brasilinvest e a Citic Group, a fim de que os brasileiros prestem serviços de consultoria no mercado chinês. A Petrobras e a estatal China Petroleum Chemical Corporation, conhecida como Sinopec, também selarão compromisso de atuarem juntas na exploração de petróleo de diversos países, sobretudo Equador e Irã.
No segmento de telecomunicações, a Telemar Norte Leste e a China Telecom firmarão memorando de entendimentos com a intenção de negociar um acordo de serviços de telecomunicações internacionais. O objetivo é fornecer serviços de voz, dados e internet. A Telemar Norte Leste também assinará memorando com a China Mobile com o intuito de ampliar o uso de celulares em ambas as redes.
Recentemente, Lula chamou sua visita à China de "a viagem do ano". O presidente será acompanhado da maior comitiva de empresários que já participou de uma missão externa. Segundo o Itamaraty, cerca de 500 executivos estão inscritos para a viagem e espera-se que, pelo menos, 350 confirmem o embarque.
Com informações da Agência Brasil.