Economia

Iraque corta produção de petróleo em 160 mil bpd por acordo

Ministro do Petróleo Jabar Ali al-Luaibi disse esperar que ao final do mês a produção tenha sido cortada em 210 mil bpd

Petróleo: Opep concordou em novembro em reduzir a produção em 1,2 milhão de bpd a partir de janeiro de 2017 (foto/Reuters)

Petróleo: Opep concordou em novembro em reduzir a produção em 1,2 milhão de bpd a partir de janeiro de 2017 (foto/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 10 de janeiro de 2017 às 10h23.

Bagdá - O Iraque reduziu sua produção de petróleo em 160 mil barris por dia (bpd) desde o início de janeiro, em linha com uma decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de cortar a oferta, disse o ministro do Petróleo, em um comunicado nesta terça-feira.

O ministro Jabar Ali al-Luaibi disse esperar que ao final do mês a produção tenha sido cortada em 210 mil bpd, dentro do teto estabelecido pelo acordo da Opep para o Iraque, segundo o comunicado.

O Iraque, segundo maior produtor da Opep, disse na segunda-feira que as exportações de petróleo por seus portos ao sul atingiram um recorde de 3,51 milhões de barris por dia, mas que ainda assim reduziu a produção nacional.

A Opep concordou em novembro em reduzir a produção em 1,2 milhão de bpd a partir de janeiro de 2017 para suportar os preços.

Acompanhe tudo sobre:IraqueOpepPetróleo

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito