Economia

IPCA desacelera para 0,52% em março

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou para 0,52% em março, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que faz esse levantamento de preços. Em fevereiro, a inflação pelo IPCA havia sido de 0,78%. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 5,17% no período de 12 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou para 0,52% em março, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que faz esse levantamento de preços. Em fevereiro, a inflação pelo IPCA havia sido de 0,78%.

Com o resultado, o IPCA acumula alta de 5,17% no período de 12 meses encerrado no mês passado. O índice engloba a variação de preços para famílias com rendimentos mensais de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas principais áreas urbanas do País.

O IPCA também é o índice oficial utilizado pelo Banco Central para cumprir o regime de metas de inflação, determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O centro da meta de inflação para 2010 foi estabelecido em 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que apura a inflação para famílias com rendimento mensal de 1 a 6 salários mínimos, foi de 0,71% em março, uma leve aceleração ante o resultado de 0,70% apurado em fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilMercado financeiroInflaçãoBanco Central

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?