Economia

Investimentos na indústria cresceram 133% no 1º trimestre

Brasília – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse hoje (8) que os investimentos na indústria nacional cresceram 133% nos primeiros três meses deste ano, em relação a igual período do ano passado. Época em que as empresas paralisaram quase totalmente os investimentos, por causa da falta de crédito determinada pela […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse hoje (8) que os investimentos na indústria nacional cresceram 133% nos primeiros três meses deste ano, em relação a igual período do ano passado. Época em que as empresas paralisaram quase totalmente os investimentos, por causa da falta de crédito determinada pela crise econômica mundial.

O ministro disse que a grande maioria dos investimentos se deu em inovação tecnológica, citando números da primeira edição da Sondagem de Inovação, elaborada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para monitorar o que vem sendo feito em pesquisa e desenvolvimento (P&D) pelas grandes empresas industriais do país, com mais de 500 trabalhadores. Segmento que engloba 1.650 indústrias, responsáveis por cerca de 75% das aplicações em P&D no parque fabril.

Essas empresas formam o "núcleo mais dinâmico da indústria nacional", segundo Miguel Jorge, e suas expectativas de investimento em inovação sinalizam um cenário positivo para o Brasil, de acordo com o que revela a pesquisa, feita com 300 grandes empresas, nos meses de abril e maio. O levantamento constatou que 71,4% das empresas pesquisadas investiram em inovação, de janeiro a março deste ano.

O mais promissor, de acordo com o ministro, é que a sondagem obteve mais respostas positivas, ainda, quanto à perspectiva de aumento de investimentos no trimestre seguinte, de abril a junho. Nada menos que 74,3% dos entrevistados se mostraram propensos a investir em máquinas, equipamentos e em inovação tecnológica no segundo trimestre, e isso reafirma a existência de um "cenário bastante favorável" para o país, enfatizou Miguel Jorge.

O presidente da ABDI, Reginaldo Braga Arcuri, destacou que quase metade das empresas pesquisadas (48,5%) lançaram produtos novos para a própria empresa e 18,1% fizeram lançamentos para o mercado nacional. Esses indicadores mostram, segundo ele, o bom momento do setor produtivo, associado à expectativa de crescimento da economia e do aumento da renda.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoInvestimentos de empresasIndústria

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?