Economia

Inflação na saída das fábricas fica em 0,1% em outubro

O IPP acumula deflações (quedas de preços) de 0,36% no ano e de 1,13% em 12 meses

Fábrica: três das quatro grandes categorias econômicas acusaram inflação (Paulo Whitaker/Reuters)

Fábrica: três das quatro grandes categorias econômicas acusaram inflação (Paulo Whitaker/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 29 de novembro de 2016 às 10h49.

A inflação na saída das fábricas, medida pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP), ficou em 0,1% em outubro deste ano, menor que o 0,47% de setembro último e 1,77% de outubro de 2015.

Os dados foram divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPP acumula deflações (quedas de preços) de 0,36% no ano e de 1,13% em 12 meses.

No mês de outubro, três das quatro grandes categorias econômicas acusaram inflação. A maior alta de preços foi observada entre os bens de consumo semi e não duráveis (1,3%).

Os bens de consumo duráveis tiveram inflação de 0,13%. Já os bens de capital, ou seja, as máquinas e equipamentos, registraram leve alta de preços: 0,01%.

Os bens intermediários - os insumos industrializados do setor produtivo - acusaram deflação de 0,48% em outubro.

Das 24 atividades industriais pesquisadas, 9 tiveram inflação em seus produtos, com destaque para as bebidas (4,5%), perfumaria (2,21%), vestuário (0,9%) e derivados de petróleo e biocombustíveis (0,74%).

Os preços de outros produtos químicos mantiveram-se estáveis, enquanto 14 atividades observaram deflação, com destaque para as indústrias extrativas (-1,94%), fumo (-1,75%) e metalurgia (-1,69%).

Acompanhe tudo sobre:FábricasIBGEInflaçãoIndústria

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro