Economia

Inflação deverá ficar em 11,3%, estimam consumidores

O indicador é 0,3 ponto percentual superior à pesquisa realizada em dezembro do ano passado


	Consumidores: o aumento é reflexo de um alto Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial, que fechou 2015 em 10,67%
 (thinkstock)

Consumidores: o aumento é reflexo de um alto Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial, que fechou 2015 em 10,67% (thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2016 às 07h48.

Priorizar nos meus resultados Google

Os consumidores brasileiros estimam que os próximos 12 meses terão uma inflação acumulada de 11,3%, segundo pesquisa feita neste mês e divulgada hoje (27) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O indicador é 0,3 ponto percentual superior à pesquisa realizada em dezembro do ano passado.

De acordo com a FGV, o aumento é reflexo de um alto Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial, que fechou 2015 em 10,67%, bem acima do teto da meta de inflação do governo federal, de 6,5%.

A FGV espera, no entanto, que haja uma reversão da expectativa dos consumidores no segundo semestre deste ano, quando os efeitos da crise sobre os preços serão intensificados.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasConsumidoresInflaçãoFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Economia

O Brasil do Pix tem 130 milhões de pessoas que ainda pagam por boleto

Pix ou dinheiro físico? Pesquisa revela a preferência dos idosos no Brasil

Boletim Focus: mercado reduz projeção do PIB para 1,83% em 2026

Sem alíquota e com a MP do Imposto Seletivo adiada, indústria planeja 2027 no escuro