Economia

Índice Sentix de confiança da zona do euro sobe para 11,9

Irlanda é o primeiro membro a deixar o programa de resgate e mercado de trabalho está estabilizado, dando sustentação às percepções da situação econômica


	Euro: índice que avalia a confiança na zona do euro subiu para 11,9 pontos em janeiro, acima do resultado de 8,0 em dezembro
 (Philippe Huguen/AFP)

Euro: índice que avalia a confiança na zona do euro subiu para 11,9 pontos em janeiro, acima do resultado de 8,0 em dezembro (Philippe Huguen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2014 às 07h56.

Berlim - A confiança da zona do euro atingiu o maior nível desde abril de 2011 em janeiro, visto que um mercado de trabalho estabilizado e o fato de a Irlanda se tornar o primeiro membro a deixar o programa de resgate do bloco deram sustentação às percepções da situação econômica atual.

O grupo de pesquisa Sentix informou que seu índice que avalia a confiança na zona do euro subiu para 11,9 pontos em janeiro, acima do resultado de 8,0 em dezembro. Isso superou o consenso em pesquisa da Reuters com 13 economistas de avanço para 9,5 pontos.

"Com esse avanço a zona do euro está deixando a crise para trás no início do ano", disse o analista sênior Sebastian Wanke, do Sentix. "Diante do cenário de uma estabilização do mercado de trabalho e da recuperação da Irlanda, que se tornou o primeiro país a deixar o resgate, o índice de condições atuais se eleva".

O subíndice de condições atuais subiu para -0,8, ante -6,3 em dezembro, enquanto o índice de expectativas aumentou para 25,3, ante 23,3.

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaEuropaIrlandaPiigsZona do Euro

Mais de Economia

Congelamento de R$ 15 bi no Orçamento será oficializado nesta segunda

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Mais na Exame