Economia

Importação de carros deve cair em 2012, diz consultoria

Novo IPI pode frear competitividade dos estrangeiros

Segundo uma projeção feita pela Tendências Consultoria, a importação de automóveis e comerciais leves deve apresentar crescimento de 7,7% (Vanderlei Almeida/AFP)

Segundo uma projeção feita pela Tendências Consultoria, a importação de automóveis e comerciais leves deve apresentar crescimento de 7,7% (Vanderlei Almeida/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2012 às 14h28.

São Paulo - A nova alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis e veículos comerciais fabricados fora do Brasil, México e Mercosul deve influenciar nos resultados da indústria. Segundo uma projeção feita pela Tendências Consultoria, a importação de automóveis e comerciais leves deve apresentar crescimento de 7,7%, resultado tímido ante a alta de 29,9% registrada em 2011.

A mesma consultoria, aliás, já havia feito uma projeção de 12%, mas voltou atrás por conta da nova alíquota do IPI, que deve “diminuir de modo significativo a competitividade dos modelos importados”, com exceção daqueles fabricados no Mercosul e México.

Sobre as discussões do acordo com o México, a Tendências Consultoria aponta que o tratado pode ser anulado apenas com um aviso prévio de 14 meses, o que significa que apenas em 2013 que os produtos mexicanos passariam a pagar tarifa de importação. Por isso, a consultoria classifica como “improvável” o rompimento unilateral do acordo com os mexicanos, alegando que a atitude mais provável deve ser a mudança de alguns termos deste acordo, com o intuito de “evitar um grande salto no déficit comercial do setor em relação ao México”.

Acompanhe tudo sobre:CarrosAutoindústriaVeículosImportaçõesComércio exteriorImpostosLeãoIPI

Mais de Economia

IPCA sobe 0,33% em janeiro com alta na gasolina

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos