Economia

IGP-DI sobe 0,13% em outubro com alta no varejo

Dados da FGV mostram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) subiu 0,04% no período após queda de 0,03% em setembro

Supermercado: IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais (Marcelo Camargo/ABr/Agência Brasil)

Supermercado: IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais (Marcelo Camargo/ABr/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 8 de novembro de 2016 às 08h45.

São Paulo - A alta dos preços no varejo acelerou e o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu 0,13 por cento em outubro, após avanço de apenas 0,03 por cento em setembro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

Ainda assim, o resultado ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,24 por cento, segundo a mediana das projeções.

Os dados mostram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) subiu 0,04 por cento no período após queda de 0,03 por cento em setembro. O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), por sua vez, apresentou avanço de 0,34 por cento, acelerando ante 0,07 por cento em setembro. O IPC-DI mede a evolução dos preços às famílias com renda entre um e 33 salários mínimos mensais e corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

A maior contribuição para o resultado do IPC-DI partiu do grupo Transportes, com avanço de 0,80 por cento em outubro ante queda de 0,11 por cento no mês anterior, com destaque para a gasolina.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) desacelerou a alta a 0,21 por cento, ante 0,33 por cento. O índice representa 10 por cento do IGP-DI.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Acompanhe tudo sobre:PreçosInflaçãoIGP-DI

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?