Exame Logo

IBGE: venda em supermercados é destaque no varejo

O volume de vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo em janeiro mostrou resultados positivos em todos os tipos de comparação e foi um dos destaques do comércio varejista no primeiro mês deste ano. Segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação de janeiro de 2010 com o […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

O volume de vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo em janeiro mostrou resultados positivos em todos os tipos de comparação e foi um dos destaques do comércio varejista no primeiro mês deste ano. Segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação de janeiro de 2010 com o mesmo mês do ano passado, as vendas no segmento subiram 10,2%.

A categoria foi responsável por 47% da taxa global de vendas no varejo, que subiram 10,40% na comparação entre janeiro deste ano e janeiro do ano passado. Na avaliação do IBGE, o desempenho foi motivado pelo aumento do poder de compra da população, devido ao crescimento da massa de rendimento real efetivo dos assalariados.

Veja também

No acumulado dos últimos 12 meses até janeiro, o crescimento no segmento ficou em 8,6%. Na comparação com dezembro do ano passado, as vendas em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo subiram 1,4% em janeiro deste ano.

No primeiro mês deste ano, outros segmentos também apresentaram resultados positivos nas vendas do comércio varejista. É o caso de móveis e eletrodomésticos (7,9%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,8%).

Varejo ampliado
As vendas do comércio varejista ampliado (que incluem automóveis e material de construção) subiram 0,8% em janeiro deste ano ante dezembro do ano passado, na série com ajuste sazonal, segundo informou o IBGE. Nessa comparação, as vendas de veículos e motos partes e peças aumentaram 0,7%, enquanto as de material de construção subiram 1,9%.

Na comparação com janeiro de 2009, as vendas do varejo ampliado aumentaram 10,3% - com altas de 10,3% para veículos e de 9,5% para material de construção - no mesmo tipo de comparação. Em 12 meses, o varejo ampliado acumulou um aumento de 7,4% nas vendas.

Revisão
O IBGE revisou para baixo o volume de vendas do comércio varejista de dezembro de 2009 ante novembro. A taxa foi revisada de queda de 0,4% para baixa de 0,7%.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosComércioTrigoVarejoVendas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame