IBGE atualizará sistema de contas nacionais em 2015

Com a mudança, os resultados do PIB referentes ao 4º trimestre deste ano e ao fechado de 2014 já serão anunciados de acordo com o novo sistema

Rio - A atualização do Sistema de Contas Nacionais será implementada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no primeiro trimestre de 2015.

Com a mudança, os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) referentes ao quarto trimestre deste ano e ao fechado de 2014 já serão anunciados de acordo com o novo sistema, afirmou nesta sexta-feira, 14, o diretor de Pesquisas do IBGE, Roberto Olinto. Os resultados de anos anteriores também devem sofrer alterações.

"Dentro do nosso planejamento, no primeiro trimestre do ano que vem já sai o novo Sistema de Contas Nacionais", disse Olinto, durante a coletiva dos resultados das Contas Regionais de 2012.

Desde 2010, o IBGE não publica as Contas Nacionais Anuais, devido aos esforços de atualizar o sistema. Os resultados apresentados até então são obtidos a partir dos dados trimestrais.

O novo sistema vai a incorporar as novas recomendações internacionais para sistemas de contas, publicadas em 2009 com referência ao ano anterior.

Os países teriam o período de 2014 a 2016 para adotarem essas medidas. "As recomendações que se aplicavam ao Brasil, nós introduzimos no sistema", explicou o diretor de Pesquisas.

Uma dessas recomendações, exemplificou Olinto, é que os gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D), bancos de dados e softwares e gastos com extração mineral passarão a ser contabilizados na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, como os investimentos são calculados no PIB). No sistema atual, esses gastos entram na categoria de consumo.

A mudança ainda vai promover uma alteração no ano-base da série histórica. Hoje, a base é considerada o ano 2000, e com a atualização passará ao ano de 2010.

O novo sistema também vai incorporar dados do Censo Agropecuário de 2006 e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-2009.

"Além disso, nós fizemos uma pesquisa específica de consumo de matéria-prima pela indústria, sobre matrizes de consumo", detalhou Olinto.

Os resultados das Contas Nacionais Trimestrais referentes ao quarto trimestre e ao total de um ano costumam ser divulgados na última semana de fevereiro do ano seguinte ao de referência. Desta vez, as datas podem sofrer alterações.

"Como desta vez temos o sistema novo, isso deve levar a uma mudança das datas, o que nós ainda estamos avaliando", adiantou.

Uma das possibilidades é o IBGE realizar duas divulgações: uma com as revisões das contas de anos anteriores e uma segunda para os dados inéditos de 2014. Segundo ele, o cronograma final será divulgado no fim deste ano.

Desde o ano passado, o instituto vem realizando seminários com usuários governamentais (universidades, Banco Central e BNDES, por exemplo) e privados (consultorias). Esse trabalho terá continuidade e será ampliado à imprensa neste período.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.