Economia

Grécia terá de negociar com troica para obter empréstimo

O Eurogrupo não deverá aprovar o próximo empréstimo de € 2,8 bilhões do pacote de resgate do país até que sejam concluídas negociações sobre atraso de reformas


	Representantes da troica voltaram à Grécia no fim de semana para avaliar o progresso das reformas no país, na primeira revisão do programa de ajuda grego
 (Oli Scarff/Getty Images)

Representantes da troica voltaram à Grécia no fim de semana para avaliar o progresso das reformas no país, na primeira revisão do programa de ajuda grego (Oli Scarff/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2013 às 13h31.

Atenas - O Eurogrupo, formado por ministros de Finanças da zona do euro e que se reunirá nesta segunda-feira, não deverá aprovar o próximo empréstimo de 2,8 bilhões de euros do pacote de resgate da Grécia até que sejam concluídas negociações sobre atraso de reformas entre Atenas e a troica, grupo formado por Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) -, afirmou uma alta autoridade europeia.

Representantes da troica voltaram à Grécia no fim de semana para avaliar o progresso das reformas no país, na primeira revisão do programa de ajuda grego desde o acordo fechado no fim de novembro para liberar mais empréstimos a Atenas. No domingo, eles tiveram uma reunião preliminar com o ministro das Finanças grego, Yannis Stournaras.

A revisão, que deverá exigir pelo menos uma semana, incluirá negociações sobre a diminuição do funcionalismo público, arrecadação e evasão fiscal e privatizações, todos pontos em que a Grécia não teria cumprido suas metas, consideradas fundamentais para o país receber a parcela prevista para este mês.

Segundo a fonte, a decisão sobre o próximo desembolso "será adiada até que as negociações com a troica sejam concluídas e todas as áreas cinzentas sejam resolvidas".

Pelo acordo revisado da Grécia, o governo do país precisará apresentar um plano para demitir 25 mil funcionários públicos até o fim do ano e um total de 150 mil até o fim de 2015. As informações são da Market News International.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsEmpréstimosGréciaCrise grega

Mais de Economia

Faltam trabalhadores ou sobram vagas? O que explica o paradoxo do emprego no Brasil

Faturamento na indústria cresce, mas emprego cai pelo 3º mês seguido

Fico feliz de ser lembrado pela taxação de bets e offshores, diz Haddad

Boletim Focus: mercado reduz projeção da inflação para 2026