Economia

Grécia redobra esforço para atingir garantir empréstimo

"Completamos 90% dos esforços para que o pagamento do empréstimo seja feito, agora precisamos dar as respostas aos assuntos pendentes", disse o ministro de Finanças

Manifestante durante greve geral na Grécia nessa semana (Getty Images)

Manifestante durante greve geral na Grécia nessa semana (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2012 às 11h50.

Atenas - A Grécia redobrou seus esforços para atingir o acordo com seus credores e garantir o empréstimo necessário, afirmou o ministro de Finanças do país, Yannis Stournaras, em entrevista publicada hoje no diário financeiro Imerissia.

"Completamos 90% dos esforços para que o pagamento do empréstimo seja feito, agora precisamos dar as respostas aos assuntos pendentes", afirmou Stournaras. "Todo o esforço nacional estaria perdido se não formos bem-sucedidos", disse o ministro grego.

Stournaras negocia as medidas de austeridades para 2013 e 2014 com a Troica - grupo de supervisores formado pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional - desde o começo de julho.

A Troica estabeleceu essas medidas, estimadas em redução de 13,5 bilhões de euros, nove bilhões deles para 2013, como condição para a liberação de 31,2 bilhões de euros em empréstimos.

Essa soma faz parte do total de 140 bilhões de dólares prometidos em fevereiro, mas suspensos desde a recente crise política. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioCrise econômicaCrise gregaEuroEuropaGréciaMoedasPiigs

Mais de Economia

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame