Os bancos chineses emitiram 710,7 milhões de iuans em novos empréstimos no mês de fevereiro, valor inferior às expectativas do mercado (AFP)
Da Redação
Publicado em 7 de abril de 2012 às 13h24.
PEQUIM - Os quatro principais bancos estatais da China ampliaram no último mês a quase 300 bilhões de iuans (36,4 bilhões de dólares) em novos empréstimos em moeda local, informou neste sábado o jornal oficial, citando fontes não identificadas.
O diário estimou ainda que o total de novos empréstimos de todos os bancos chineses poderia superar os 900 bilhões de iuans em março, cerca de 30 a 40 por cento do que os quatro grande credores costumavam representar para o total de novos empréstimos.
Os bancos chineses emitiram 710,7 milhões de iuans em novos empréstimos no mês de fevereiro, valor inferior às expectativas do mercado. A queda poderia mostrar que é necessário um maior alívio para manter o aumento dos empréstimos, que evite uma forte desaceleração da economia.
Uma recente pesquisa da Reuters mostrou que o empréstimo bancário poderia ter aumentado em março para 800 bilhões de iuans, enquanto a China flexibiliza suavemente sua política monetária para impulsionar o financiamento de empresas, especialmente as menores, que possuem problemas de liquidez e para ajudar a economia.
O Banco Popular da China -o banco central- publicará os dados sobre o dinheiro e os empréstimos de março entre 10 e 15 de abril.
Os quatro principais bancos do país são o Industrial & Commercial Bank of China, Banco de Construção da China, Banco Agrícola da China e o Banco da China.