Economia

Governo zera imposto de importação de 1 mi t de trigo

Decisão da Câmara de Comércio Exterior de isentar os 10% da Tarifa Externa Comum foi publicada em edição extra do Diário Oficial


	Plantação de trigo: ao longo de 2013, o governo isentou da TEC uma cota de mais de 3 mi de toneladas de trigo
 (Wikimedia Commons)

Plantação de trigo: ao longo de 2013, o governo isentou da TEC uma cota de mais de 3 mi de toneladas de trigo (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2014 às 12h17.

São Paulo - O governo brasileiro zerou o imposto de importação de 1 milhão de toneladas de trigo de fora do Mercosul até 15 de agosto, segundo o Diário Oficial da União, numa tentativa de evitar alta excessiva nos preços do produto para os moinhos brasileiros.

A decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) de isentar os 10 por cento da Tarifa Externa Comum (TEC) foi publicada em edição extra do Diário Oficial na segunda-feira, e ocorre depois de um pedido do Ministério da Fazenda.

Na quarta-feira da semana passada, uma fonte do governo antecipou à Reuters que o governo iria zerar a TEC de importação de 1 milhão de toneladas de trigo de fora do Mercosul até 15 de agosto.

Desde o ano passado, os Estados Unidos tornaram-se grandes fornecedores de trigo para o Brasil, em meio à dificuldade da Argentina --tradicional fornecedor brasileiro-- em atender à demanda.

Ao longo de 2013, o governo isentou da TEC uma cota de mais de 3 milhões de toneladas de trigo de fora do Mercosul, para tentar evitar impacto dos preços do produto na inflação.

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorGovernoImportaçõesImpostosLeão

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame