Economia

Governo troca três direitores do Banco Central

O Ministro da Fazenda, Antonio Palocci, anunciou no final desta terça-feira (17/2) a substituição dos seguintes diretores do Banco Central: na diretoria de Política Monetária, Luiz Fernando Figueiredo será substituído por Luiz Augusto de Oliveira Candiota; na diretoria de Fiscalização, Tereza Grossi será substituída por Paulo Sergio Cavalheiro; na diretoria de Administração, Edison Bernardes será […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h30.

O Ministro da

Fazenda, Antonio Palocci, anunciou no final desta terça-feira (17/2) a substituição dos seguintes diretores do Banco Central:

  • na diretoria de Política Monetária, Luiz Fernando Figueiredo será substituído por Luiz Augusto de Oliveira Candiota;
  • na diretoria de Fiscalização, Tereza Grossi será substituída por Paulo Sergio Cavalheiro;
  • na diretoria de Administração, Edison Bernardes será substituído por João Antônio Fleury Teixeira.

    O CSFB avalia que "as indicações não devem trazer alteração

    significativa aos preços de mercado, devendo reduzir a pressão advinda de vários segmentos do Partido dos Trabalhadores (PT), que se manifestavam contra à manutenção dos diretores, em particular de Tereza Grossi". Eles devem ser apresentados nesta quarta-feira pelo presidente do BC, Henrique Meirelles.

    Permanecem nos cargos, pelo menos por enquanto, Ilan Goldfajn e Beny Parnes. Candiota é formado em economia pela PUC do Rio de Janeiro e já ocupou cargos de diretor-executivo do Citibank Brasil e diretor financeiro do Banco Fibra.

    Cavalheiro é formado em ciências contábeis pela PUC de São Paulo e funcionário do BC desde 1976 e exercia o cargo de chefe do departamento de Supervisão Direta do BC, subordinado à Tereza Grossi.

    Teixeira é formado em administração pela Universidade do

    Distrito Federal e também é funcionário do BC desde 1977; ocupando atualmente o cargo de chefe do Departamento de Recursos Humanos da instituição.

    Segundo a nota distribuída para a imprensa, os novos diretores foram escolhidos em conjunto por Palocci e Henrique Meirelles, presidente do BC, e seus nomes já foram encaminhados para o presidente Luiz Inacio Lula da Silva, que deverá submetê-los à aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A posse dos novos diretores ocorrerá após a sabatina na CAE, provavelmente na próxima semana.

  • Acompanhe tudo sobre:[]

    Mais de Economia

    Governo deve aumentar teto de juros consignado do INSS após alerta de bancos

    Bastidores: Bancos esperam maior disposição de Galípolo para reduzir o compulsório da poupança

    Poupança: saques superam os depósitos pelo 4º ano seguido e em 2024 saldo negativo é de R$ 15,5 bi

    Governo convoca reunião para discutir mudança no teto de juros consignado do INSS