Economia

Governo suspende alta de tributos sobre cosméticos

A decisão não deve mais sair este ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2014 às 11h49.

Brasília - Fonte do Ministério da Fazenda informou nesta terça-feira, 8, ao Broadcast, serviço de informações da Agência Estado, que está suspensa a decisão do aumento da tributação das empresas de cosméticos. Segundo a fonte, a decisão não deve mais sair este ano.

A mudança na tributação iria atingir os distribuidores dos fabricantes de cosméticos, mas o setor fez pressão junto ao governo para reverter a medida, que já estava pronta e em análise na Casa Civil.

Na semana passada, dirigentes de grandes empresas de cosméticos estiveram com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Caffarelli, fazendo um corpo a corpo para reverter a medida.

A taxação no setor de cosméticos era vista como importante pela Receita Federal para fechar o cerco contra a evasão fiscal que ocorre na fase de distribuição dos produtos.

Os recursos arrecadados com o aumento da carga tributária iriam compor as receitas para compensar o repasse de R$ 4 bilhões que o Tesouro Nacional fará para compor o aumento dos custos de energia.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosLeãoMinistério da FazendaCosméticos

Mais de Economia

Salário mínimo ideal é quase 5x maior do que valor de 2026, diz DIEESE

Com manutenção da Selic, Brasil segue com 2º maior juro real do mundo

BC mantém a Selic em 15% ao ano na última reunião de 2025

Petroleiros da Petrobras aprovam greve a partir de segunda-feira