Economia

Governo reduzirá burocracia para pequenas e médias empresas

O Ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, afirmou que o governo está empenhando em reduzir a atual burocratização do setor


	Guilherme Afif Domingos: iniciativa apresentada por Afif é reduzir o prazo de abertura de pequenas e médias empresas de 180 para cinco dias
 (Divulgação/Governo de SP)

Guilherme Afif Domingos: iniciativa apresentada por Afif é reduzir o prazo de abertura de pequenas e médias empresas de 180 para cinco dias (Divulgação/Governo de SP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2013 às 12h37.

São Paulo - O Ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, afirmou nesta sexta-feira no fórum Efe Café da Manhã que o governo está empenhando em reduzir a atual burocratização do setor.

Uma iniciativa apresentada por Afif é reduzir o prazo de abertura de pequenas e médias empresas de 180 para cinco dias. "A principal missão é essa, com efeitos colaterais positivos", disse o ministro no encontro, o quarto de uma série organizada pela Agência Efe.

O evento de hoje foi realizado em São Paulo e reuniu empresários, jornalistas e políticos.

A intenção do governo é implementar a medida ao longo do próximo ano com o objetivo de combater a "alta carga burocrática" existente no país.

A ideia faz parte da iniciativa Pensar Simples, por meio da qual o governo criará um portal eletrônico para que as pequenas e médias empresas possam homologar sua abertura ou fechamento em um prazo máximo de cinco dias.

Outra das medidas "audaciosas" e "corajosas", planejadas para desburocratizar o setor, segundo Afif, é a criação de um "processo único de abertura de pequenas e médias empresas baseado na utilização de certificados digitais para contratos e declarações eletrônicas".

A Secretaria defende a criação de um único posto de atendimento para evitar que o pequeno empresário tenha que "peregrinar" entre diversas instâncias que regulam o setor e com isso permitir que o empreendedor, com um certificado digital, cumpra as exigências por meio de um único procedimento.

O fórum Efe Café da Manhã foi moderado pelo presidente da Associação de Correspondentes Estrangeiros de São Paulo, Pablo Giuliano, e patrocinado pelo multinacional espanhola Indra, representada por seu presidente no Brasil, Emilio Díaz.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPequenas empresas

Mais de Economia

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Mais na Exame