Economia

Governo reduz imposto da linha branca para estimular o consumo

Ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ainda que novas medidas podem ser tomadas “à medida que for necessário”

Fogões foram isentos do IPI e geladeiras e máquinas de lavar tiveram 10% de redução (Sean Gallup/Getty Images)

Fogões foram isentos do IPI e geladeiras e máquinas de lavar tiveram 10% de redução (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2011 às 10h09.

São Paulo – Depois de cortar a taxa Selic em meio ponto percentual na noite de ontem, hoje o governo anunciou um pacote de medidas para estimular a economia brasileira. Uma das ações é a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os produtos da linha branca.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou em entrevista coletiva alguns números da desoneração. No caso dos fogões, a alíquota de 4% foi zerada e para as geladeiras, o imposto passou de 15% para 5%. Máquinas de lavar roupa também tiveram 10% de isenção.

“Temos uma forte produção da linha branca. Eu falei com produtores e constatei isso. Por isso estamos estimulando o consumo”, disse o ministro.

Ele acrescentou que pode haver novas medidas no futuro, “à medida que forem necessárias. Queremos garantir um mercado forte, uma geração de empregos forte, e manter investimentos ocorrendo no país”.

Mantega afirmou ainda que vai desonerar a produção de massas. O governo zerou a alíquota de PIS/Cofins sobre massas, que era de 9,25%. A isenção de imposto sobre a farinha de trigo e pão, que vencia no dia 31 de dezembro, foi prorrogada por mais um ano.

Outra medida anunciada foi a redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A alíquota caiu de 2% para zero sobre os investimentos externos em ações, capital de risco (venture capital). O governo também reduziu de 6% para zero o imposto cobrado sobre aplicações de não-residentes em títulos privados de longo prazo com duração acima de quatro anos. 

Acompanhe tudo sobre:ConsumoGuido MantegaImpostosIPILeãoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor