Economia

Governo Lula aprova sua primeira reforma constitucional

O governo Lula aprovou nesta quinta-feira (11/12) sua primeira reforma constitucional. O texto da reforma da Previdência foi votado e aprovado em segundo turno no Plenário do Senado, cinco meses depois de ter entrado em tramitação na Câmara dos Deputados. Foram 51 votos a favor e 24 contra. Agora, o projeto de lei segue para promulgação pelos presidentes do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h40.


O governo Lula aprovou nesta quinta-feira (11/12) sua primeira reforma constitucional. O texto da reforma da Previdência foi votado e aprovado em segundo turno no Plenário do Senado, cinco meses depois de ter entrado em tramitação na Câmara dos Deputados. Foram 51 votos a favor e 24 contra. Agora, o projeto de lei segue para promulgação pelos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP).

Tributária

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre a reforma tributária, também nesta quinta-feira. A proposta incorpora vários itens negociados com a oposição. O Fundo de Participação dos Municípios ter  1 bilhão de reais a mais em novembro de 2004 e 1,5 bilhão em 2005 e 2006 - recursos que serão usados para o pagamento do 13° salário do funcionalismo das prefeituras.

Ficou acertado ainda que a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) será cobrada também sobre o combustível importado. O relator Romero Jucá analisou 452 emendas: 16 foram acatadas e 21 modificadas. A desoneração dos produtos da cesta básica pela redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ficou para o ano de 2005, mas a implantação da medida será discutida no ano que vem.

A CCJ deve votar ainda emendas destacadas ao texto para que a reforma seja encaminhada ao plenário. De acordo com o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), a intenção é votar a reforma tributária em primeiro turno ainda na noite de hoje.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,25% em maio, após estabilidade em abril

Mais na Exame