Economia

Governo espanhol reativará imposto sobre patrimônio em 2012 e 2013

A taxa estava anulada desde 2008

A ministra espanhola de Economia, Elena Salgado especificou que o imposto será aplicado a partir de uma base de 700 mil euros
 (Dani Pozo/AFP)

A ministra espanhola de Economia, Elena Salgado especificou que o imposto será aplicado a partir de uma base de 700 mil euros (Dani Pozo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2011 às 10h08.

Priorizar nos meus resultados Google

Madri - A ministra espanhola de Economia, Elena Salgado, anunciou nesta quinta-feira que o Governo deve aprovar na sexta-feira a reativação do imposto sobre o patrimônio, que estava anulado na prática desde 2008.

O imposto será restabelecido "em caráter temporário e exclusivamente para os anos de 2011 e 2012, e, portanto, as declarações e as receitas irão ocorrer nos anos 2012 e 2013", disse Salgado em uma coletiva de imprensa, considerando que permitirá arrecadar cerca de 1,08 bilhão de euros.

"Se a distribuição patrimonial fosse idêntica a do ano 2007, com estas modificações quantitativas que fazemos a arrecadação seria de cerca de 1,08 bilhão de euros e o número de pessoas atingidas seria de 160 mil", acrescentou a ministra espanhola.

Salgado especificou que o imposto será aplicado a partir de uma base de 700 mil euros e insistiu que servirá para que as comunidades autônomas contem com mais recursos.

"Toda a possível liquidez" que vier deste imposto será dirigida às comunidades, de modo que em 2012 e 2013 "contarão com mais recursos para enfrentar seus gastos", acrescentou a ministra.

O grau de endividamento das comunidades autônomas espanholas é uma preocupação para os mercados, que temem que possa influenciar nas previsões de déficit do governo espanhol.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrises em empresasEspanhaImpostosLeão

Mais de Economia

Governo amplia teto de financiamento do Move Brasil para motoristas de táxi e app de até R$ 200 mil

Com reforma tributária, PMEs vão operacionalizar cashback – só não se sabe como

‘Não vai funcionar aumentar carga tributária, é preciso controlar gasto’, diz Mansueto

Reforma Tributária muda prazo do Simples Nacional: empresas têm até setembro para aderir