Economia

Governo conta com Cadastro Positivo para reduzir juro

Presidente Dilma quer ajudar a atingir a meta de reduzir os juros de cartões de crédito, hoje os mais altos das Américas, 16 meses após a aprovação da legislação


	Enquanto no Brasil o juro médio anual do cartão de crédito está em 323%, nos EUA a taxa média é de 17% e, no México, de 34%
 (Stock Exchange)

Enquanto no Brasil o juro médio anual do cartão de crédito está em 323%, nos EUA a taxa média é de 17% e, no México, de 34% (Stock Exchange)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2012 às 10h02.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff está preparando a implantação do Cadastro Positivo para ajudar a atingir a meta de reduzir os juros de cartões de crédito, hoje os mais altos das Américas, 16 meses após a aprovação da legislação pelo Congresso.

O governo pretende que as regras que permitem a classificação de consumidores, a partir de sua capacidade de pagamento de dívida, até o fim do ano, segundo a assessoria de imprensa da Presidência. As medidas abrem caminho para que empresas coma a Experian Plc e Equifax Inc., maiores na área de bureaus de crédito, passem a criar históricos de pagamentos feitos por consumidores, o que era proibido pelas regras antigas.

Enquanto no Brasil o juro médio anual do cartão de crédito está em 323 por cento, nos EUA a taxa média é de 17 por cento e, no México, de 34 por cento, segundo estudo feito em julho pela associação de consumidores Proteste. A adoção do cadastro positivo coincide com a pressão feita pelo governo para que bancos reduzam os juros cobrados de clientes após a redução do juro básico para a mínima histórica de 7,25 por cento.

“O grande benefício é que você pode cobrar menos dos melhores clientes e mais dos piores”, disse Érico Ferreira, presidente da Acrefi - Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento. “Dá para precificar melhor.”

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaCartões de créditosetor-de-cartoesJurosCadastro Positivo

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro