Economia

Governo confia em PIB crescendo 3% este ano, diz ministra

Segundo a ministra, a previsão dos economistas aponta para um crescimento menor este ano, mas o índice, mesmo assim, será maior do que o observado em outros países

A ministra do Planejamento, Mirian Belchior: a ministra não quis comentar se haverá mudança na meta de superávit primário, a economia para pagar os juros da dívida (Elza Fiúza/Abr)

A ministra do Planejamento, Mirian Belchior: a ministra não quis comentar se haverá mudança na meta de superávit primário, a economia para pagar os juros da dívida (Elza Fiúza/Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2012 às 17h32.

Brasília – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou hoje (26) que o governo continuará adotando medidas sempre que considerar necessário para aquecer a atividade econômica e que confia em uma retomada da economia capaz de levar o país a crescer 3% este ano.

“Nós estamos confiando em uma retomada no segundo semestre que seja capaz de nos levar a esse patamar”, disse. Miriam Belchior também destacou que o governo tem adotado uma série de medidas para enfrentar a crise internacional e continuará com novas iniciativas se for necessário porque essa é “uma preocupação especial da presidente Dilma, a proteção da economia.”

Segundo a ministra, a previsão dos economistas aponta para um crescimento menor este ano, mas o índice, mesmo assim, será maior do que o observado em outros países. Para Miriam Belchior, isso é um reflexo importante e que mostra a forma como a economia brasileira vem sendo conduzida tanto pelo setor público como pelo setor privado.

A ministra não quis comentar se haverá mudança na meta de superávit primário, a economia para pagar os juros da dívida, mesmo com a queda no Produto Interno Bruto (PIB).

Miriam Belchior participou nesta quinta do quarto balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 . De acordo com os números, até junho deste ano, 29,8% das ações previstas para conclusão até 2014 foram finalizadas. O valor executado corresponde a R$ 211 bilhões, resultado 84% superior ao registrado no mesmo período de 2011.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoeconomia-brasileiraIndicadores econômicosMinistério do PlanejamentoMiriam BelchiorPIBPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor