Economia

Governo acriano reforça transporte aéreo de alimentos

O governador Tião Viana esteve ontem em Brasília participando de reuniões para discutir o abastecimento do estado e a situação do Rio Madeira


	Casas e ruas alagadas são vistas após a cheia do Rio Acre: segundo governador do Acre, estado já está há 15 dias em isolamento intermitente
 (Odair Leal/Reuters)

Casas e ruas alagadas são vistas após a cheia do Rio Acre: segundo governador do Acre, estado já está há 15 dias em isolamento intermitente (Odair Leal/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2014 às 19h45.

Brasília - O governo do Acre vai usar mais um avião de carga para aumentar o transporte de alimentos entre sua capital, Rio Branco, e a de Rondônia, Porto Velho.

Segundo o governador do Acre, Tião Viana, o estado já está há 15 dias em isolamento intermitente. “É a maior tragédia natural da região. Temos notícia de pessoas mortas na Bolívia. O Rio Madeira [cujo nível chegou hoje de manhã a 18,91 metros] nunca esteve neste nível, e o Acre tem sido privado do acesso a bens duráveis.”

O governador Tião Viana esteve ontem em Brasília participando de reuniões para discutir o abastecimento do estado e a situação do Rio Madeira.

O avião comercial fretado que passará a ser usado pelo governo tem capacidade para até 20 toneladas e vai se juntar aos três aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que já fazem o transporte de perecíveis para Rio Branco.

Também estão sendo usados quatro caminhões do Exército com suspensão mais elevada para fazer o transporte das cargas nos trechos da BR-364 atingidos pelas águas do Rio Madeira.

Além deles, balsas saíram de Manaus transportando gás de cozinha e combustível até Rio Branco. Está prevista para a madrugada deste sábado (8) a chegada da primeira balsa com carregamento de gás de cozinha, trazendo 450 toneladas para abastecimento de botijões. Outra balsa, com 5 milhões de litros de combustíve,l tem previsão de atracamento apenas no dia 14.

A BR-364 é monitorada constantemente pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) nos pontos de correnteza, onde a água invade a pista.

Para que os caminhões possam trafegar foi construído um novo atracadouro para as balsas na travessia do Rio Madeira na região do Rio Abunã.

Segundo o governo do Acre, 65 carretas de diversas regiões do país transportando insumos para construção civil, alimentos perecíveis, combustível e gás de cozinha chegaram ontem (6) a Rio Branco.

De acordo com o governo do Acre, por medida de segurança, o trânsito na estrada e a travessia da balsa não estão ocorrendo à noite.

Acompanhe tudo sobre:AcreAlimentosTrigo

Mais de Economia

Reforma Tributária será sancionada com vetos em cerimônia no Planalto nesta quinta

Haddad diz que vetos de Lula na regulamentação da Reforma Tributária serão 'questões técnicas'

Haddad: governo avalia processar criminalmente quem divulga fake news sobre o Pix

Governo vai reeditar portaria sobre prova de vida para evitar bloqueio de benefício do INSS