Economia

FMI retoma questão do câmbio flexível nos países emergentes

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Horst Köhler, retomou a questão do câmbio no encontro conjunto do FMI e do Banco Mundial (Bird), que aconteceu nesta terça-feira (23/9) em Dubai, Emirados Árabes. Köhler ressaltou a necessidade da adoção de políticas de câmbio mais flexíveis em países emergentes, que têm registrado elevação em suas reservas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h46.

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Horst Köhler, retomou a questão do câmbio no encontro conjunto do FMI e do Banco Mundial (Bird), que aconteceu nesta terça-feira (23/9) em Dubai, Emirados Árabes. Köhler ressaltou a necessidade da adoção de políticas de câmbio mais flexíveis em países emergentes, que têm registrado elevação em suas reservas internacionais.

Ontem (22/9), os ministros das Finaças dos países membros do G-7, reunidos em Dubai, alertaram para a necessidade de uma maior flexibilização nas taxas de câmbio - o que resultou na valorização das principais moedas do mundo, como o ien e o euro, contra o dólar.

"Em várias economias emergentes, onde o acúmulo de reservas tem sido rápido e o superávit em conta corrente é elevado, permitir maior estabilidade das taxas de câmbio seria útil, no campo doméstico e global", disse Köhler. Ele acrescentou que grandes desequilíbrios em conta corrente e elevado nível da dívida pública representam riscos para a economia mundial.

Com informações de agências internacionais

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Pix: Banco Central já devolveu R$ 1,1 bi para vítimas de fraudes ou falhas no sistema

Câmara tem até quarta-feira para votar reoneração da folha e cumprir decisão do STF

China registra crescimento de 6% no comércio exterior nos primeiros oito meses de 2024

Inflação de agosto desacelera e fica em -0,02%; IPCA acumulado de 12 meses cai para 4,24%