Economia

IPC recua para 0,42% na 1ª prévia de fevereiro, diz Fipe

O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas veio abaixo das estimativas dos analistas, que oscilavam entre 0,50% e 0,70%

O IPC mede a inflação da cidade de São Paulo (Mario Rodrigues/Veja SP)

O IPC mede a inflação da cidade de São Paulo (Mario Rodrigues/Veja SP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 13h44.

São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, desacelerou para 0,42% na primeira quadrissemana de fevereiro, ante taxa de 0,66% no fechamento de janeiro. O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) veio abaixo das estimativas dos analistas consultados pelo AE Projeções, que oscilavam entre 0,50% e 0,70%, com mediana de 0,57%. Na comparação com a primeira quadrissemana de janeiro, o IPC também teve forte desaceleração, já que o índice apresentou inflação de 0,75% naquela prévia.

O grupo Habitação iniciou o mês de fevereiro em alta. A inflação subiu para 0,37%, ante 0,31% no encerramento de janeiro. Já o grupo Alimentação apresentou grande desaceleração. Em janeiro, terminou com 0,50% e agora, na primeira leitura do novo mês, registrou deflação de 0,34% - foi o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para a inflação no período.

Transportes também registrou recuo. Saiu de uma variação de 0,31% em janeiro para 0,14% neste primeiro levantamento de fevereiro. Despesas Pessoais apresentou nova desaceleração. Após inflação de 0,87% no fim de janeiro, baixou para 0,79% na primeira prévia do mês.

Por sua vez, Saúde registrou aceleração. Avançou para 0,51% nesta primeira quadrissemana, ante 0,40% em janeiro. O segmento Vestuário recuou para 0,48% no atual levantamento, de 0,60% no fechamento de janeiro.

Por fim, o segmento Educação manteve índice altíssimo, mas já em queda no comparativo semanal. Caiu de 6,42% em janeiro para 5,46% na primeira prévia deste mês - novamente foi o item que, na variação ponderada, mais contribuiu para a inflação.

Veja como ficaram os itens que compõem o IPC na primeira quadrissemana de fevereiro:

Habitação: 0,37%
Alimentação: -0,34%
Transportes: 0,14%
Despesas Pessoais: 0,79%
Saúde: 0,51%
Vestuário: 0,48%
Educação: 5,46%
Índice Geral: 0,42%

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasConsumoEstatísticasFipeIndicadores econômicosInflaçãoIPCMetrópoles globaisPreçossao-paulo

Mais de Economia

Coluna: Potenciais impactos da estiagem neste ano no Brasil

Foz do Amazonas: Alcolumbre se reúne com presidente da Petrobras e diz que Ibama 'boicota país'

BC da Argentina faz 7º corte de juros no governo Milei; taxa vai a 35% ao ano

Pré-sal tem recorde de produção em setembro