Economia

Fed confirma projeções e eleva juros dos EUA em 0,25 p.p.

Comunicado reitera intenção de elevar juros em ritmo moderado e considera alta inflacionária passageira. Mas faz advertência que pode deixar mercados nervosos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h32.

O Federal Reserve (Fed), banco central americano, elevou nesta quarta-feira (30/6) sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 1,25% ao ano. A primeira alta de juros em quatro anos eraesperada de formaconsensual no mercado, em função dos sinais recentes de aceleração da inflação e melhora do mercado de trabalho nos Estados Unidos. As atenções voltaram-se para o tom do comunicado do comitê de política econômica do Fed, em que é feito o anúncio da elevação da taxa.

Para o comitê, mesmo depois da decisão, o caráterda política monetária permanece de "acomodação". No comunicado, o Fed reitera que essa política de acomodação pode ser removida em ritmo moderado, em direção a um maior aperto monetário, uma vez que ainda se espera uma inflação baixa, apesar do avanço da produção e das melhorias no emprego.

"Embora os dados de inflação que chegam sãoum poucoelevados, uma parcela dos aumentos nos meses recentes aparentemente têm sido em função de fatores transitórios", diz o texto.

Contudo, no tipo de ressalva que deixa o mercado sempre inquieto, o Fed afirma que vai responder, caso necessário, a mudanças no cenário econômico: "A despeito disso, o comitê vai responder a mudanças nas perspectivas econômicasà medidaque isso sejanecessário paramanter a estabilidade de preços."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix

Potencial econômico da China é visto como forte por mais de 70% globalmente

China amplia déficit e intensifica políticas fiscais para crescimento em 2025