Economia

FecomercioSP: cresce confiança de empresário

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) subiu 3% na cidade de São Paulo em outubro em relação a setembro


	Esta foi a terceira alta mensal consecutiva do Índice de Confiança do Empresário do Comércio
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Esta foi a terceira alta mensal consecutiva do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2012 às 14h07.

São Paulo - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), subiu 3% na cidade de São Paulo em outubro em relação a setembro. Com a alta, o índice chegou a 120,1 pontos ante os 116,6 de setembro, em uma escala que varia de 0 a 200 pontos, sendo considerado otimismo resultado acima de 100. Esta foi a terceira alta mensal consecutiva do indicador.

Em nota, a Assessoria Técnica da FecomercioSP, avalia que o empresário do comércio vem elevando seu otimismo com a situação atual, "principalmente pelo fato da proximidade do final do ano, quando há melhoras no volume de vendas no varejo". O resultado do indicador de outubro "denota uma visão mais positiva do futuro, assim como um cenário atual mais favorável do que se podia imaginar", informa a FecomercioSP.

O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que compõe o índice geral e apresentou por oito meses seguidos a menor confiança, teve alta de 4,9% no último mês, comparado a setembro, para 92,4 pontos ante 88. O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) subiu 2,4% na mesma base de comparação, enquanto o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) avançou 2,3%.

A análise da FecomercioSP mostra ainda que 56,02% dos empresários acreditam que as condições atuais das empresas comerciais melhoraram e 45,96% avaliam que as condições da economia estão melhores (alta de 11% neste último quesito em relação a setembro). A expectativa positiva de crescimento fez 78,62% dos empresários responderem que pretendem contratar colaboradores e 55,17% disseram que vão ampliar o nível de investimentos na própria empresa.

Acompanhe tudo sobre:ComércioEstado de São PauloFecomércio

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro