Economia

FCStone eleva projeção de safra de soja a 90,16 mi t

Consultoria cita um clima favorável às lavouras, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira


	Colheitas de soja: colheita cresceria mais de 8 milhões de toneladas na comparação com a temporada passada, com forte expansão de área impulsionada pela lucratividade da oleaginosa
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Colheitas de soja: colheita cresceria mais de 8 milhões de toneladas na comparação com a temporada passada, com forte expansão de área impulsionada pela lucratividade da oleaginosa (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2014 às 11h36.

São Paulo - A consultoria INTL FCStone elevou sua estimativa para a safra brasileira de soja 2013/14 a um recorde de 90,16 milhões de toneladas, ante 89,3 milhões da projeção de dezembro, citando um clima favorável às lavouras, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira.

"A conclusão é baseada no clima favorável ao desenvolvimento da safra e na aproximação do período de colheita", afirmou a consultoria.

No Mato Grosso, principal Estado produtor nacional, "as condições da safra são excelentes e a produtividade poderá ser recorde".

A colheita de soja está em fase inicial em algumas áreas do Centro-Oeste.

A se confirmar a previsão, a colheita brasileira cresceria mais de 8 milhões de toneladas na comparação com a temporada passada, com uma forte expansão de área impulsionada pela lucratividade da oleaginosa, diante da forte demanda internacional.

"Ajustando as demais variáveis de oferta, a demanda doméstica deve ficar em torno de 40 milhões de toneladas em 2014, com exportações de 46,2 milhões, impulsionadas especialmente pela forte demanda chinesa", disse a consultoria.

"Isso leva a um estoque final de safra de quase 5,37 milhões de toneladas, o que representa 6,2 por cento do total disponível no início do ciclo, revertendo o aperto de dois anos seguidos." No caso do milho, a consultoria elevou a previsão de safra para 72,44 milhões de toneladas, o que representa um aumento frente à estimativa de dezembro (71,88 milhões), mas uma queda de 10,57 por cento em comparação à safra recorde de 2012/13, de 81 milhões de toneladas.

A produtividade do ciclo de verão, por enquanto, foi mantida em 5,1 toneladas por hectare. Para a "safrinha" (segunda safra), estimou-se um rendimento de 4,76 toneladas por hectare, o que representa um aumento de produtividade em relação à estimativa de dezembro, de 4,67 toneladas por hectare, disse a consultoria.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaCommoditiesMato GrossoSojaTrigo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor