Como o bloco estagnado em seu segundo ano de recessão e sofrendo pelos baixos gastos dos consumidores, as exportações continuam a ser o principal motor de crescimento (Leo Caldas/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 18 de março de 2013 às 07h51.
Bruxelas - A zona do euro diminuiu seu déficit comercial em janeiro, comparado com um ano antes, com o crescimento das exportações ultrapassando as importações e sinalizando que o comércio poderia ajudar a impulsionar uma recuperação econômica.
O déficit comercial dos 17 países que compartilham o euro, não ajustados, foi de 3,9 bilhões de euros em janeiro, informou o escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat.
O resultado foi menor do que o déficit de 9,1 bilhões de euros em janeiro de 2012, mas um pouco maior do que os 3,5 bilhões de euros esperados pelos economistas consultados em pesquisa da Reuters.
Como o bloco estagnado em seu segundo ano de recessão e sofrendo pelos baixos gastos dos consumidores, as exportações continuam a ser o principal motor de crescimento, com os chineses e norte-americanos comprando os carros, alimentos, produtos químicos e medicamentos europeus.