Economia

Exportações de petróleo do Iraque não serão afetadas por bloqueio em campo

Operações do campo de Nassíria, que produz entre 80 mil e 85 mil barris de óleo por dia, foram interrompidas por manifestantes que fecharam estradas

Petróleo: Iraque vai lançar mão de produção adicional em campos mais ao sul, em Basra, para compensar o desfalque em Nassíria (Dominique BERBAIN/Getty Images)

Petróleo: Iraque vai lançar mão de produção adicional em campos mais ao sul, em Basra, para compensar o desfalque em Nassíria (Dominique BERBAIN/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 29 de dezembro de 2019 às 15h46.

Última atualização em 29 de dezembro de 2019 às 15h51.

Bagdá — A interrupção por manifestantes da produção no campo de petróleo de Nassíria, no sul do Iraque, no sábado, não vai afetar as exportações ou a produção do país, disse o Ministério do Petróleo neste domingo.

O Iraque vai lançar mão de produção adicional em campos mais ao sul, em Basra, para compensar o desfalque em Nassíria, onde a suspensão da produção é temporária, disse o ministério em nota.

Um gerente sênior na estatal Basta Oil Co. disse que eles podem aumentar a produção em diversos campos.

O incidente marca a primeira vez que manifestantes interditam um campo de petróleo inteiro, embora tenham antes bloqueado entradas de refinarias e portos. Nenhuma companhia estrangeira opera no campo de Nassíria, e equipes estatais carregam a operação.

As operações em Nassíria, que produz entre 80 mil e 85 mil barris de óleo por dia, foram interrompidas depois que manifestantes fecharam estradas e impediram operários de chegaram ao local, segundo a nota do ministério.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleo

Mais de Economia

Governo anuncia reajuste do preço-teto de leilão de 'reserva' de energia

CPI: inflação nos EUA sobe menos que o esperado em janeiro

Galípolo fala em 'serenidade' e que BC é 'um transatlântico e não jetski'

Galípolo reforça fala de Haddad e defende meta de inflação de 3%