Economia

Exportações da GM no Mercosul batem recorde no primeiro semestre

As exportações da General Motors (GM) a partir do Mercosul registraram recorde no primeiro semestre do ano. As vendas externas da montadora totalizaram 528,3 milhões de dólares: alta de 41% em relação a igual período do ano passado. Foi a primeira vez que a GM Mercosul exportou mais de meio bilhão de dólares em um […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h42.

As exportações da General Motors (GM) a partir do Mercosul registraram recorde no primeiro semestre do ano. As vendas externas da montadora totalizaram 528,3 milhões de dólares: alta de 41% em relação a igual período do ano passado. Foi a primeira vez que a GM Mercosul exportou mais de meio bilhão de dólares em um primeiro semestre. O recorde anterior, registrado em 2001, foi de 483,8 milhões de dólares.

O crescimento foi puxado pelas vendas externas brasileiras. As exportações da GM do Brasil totalizaram 424,3 milhões de dólares de janeiro a junho, as vendas da GM Argentina, 104 milhões de dólares. "Diante da queda do mercado interno brasileiro neste ano, os números crescentes das exportações são fundamentais para buscarmos o equilíbrio das nossas atividades", diz José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.

No mês de junho, as exportações da GM Mercosul alcançaram 121,7 milhões dólares (sendo 103,5 milhões da GMB): o melhor resultado do mês de junho na história da empresa. De janeiro a junho foram embarcados 131 129 unidades, incluindo veículos prontos, completamente desmontados (CKDs) e kits de componentes (CSOs), além de componentes em geral, motores, ferramentais, serviços de engenharia e peças e acessórios.

Atualmente, a GM exporta, a partir do Brasil e da Argentina, os modelos Astra, Celta, Corsa, Novo Corsa, Zafira, Meriva, Vectra, o utilitário esportivo Blazer e a picape S10, para cerca de 40 países. Há embarques regulares para mercados como México, China, países da América Central, Caribe, Oriente Médio e África.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

FMI confirma sua previsão de crescimento mundial para 2024 a 3,2%

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Mais na Exame