Economia

Exportação de veículos cresce 45% em um ano

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, divulgou hoje o balanço consolidado dos números do setor referente ao mês de fevereiro. No período, a indústria automobilística brasileira produziu 157 300 veículos resultado 7,6% superior ao de janeiro de 2003 e 27% maior do que o número de veículos produzidos no mesmo período de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h48.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, divulgou hoje o balanço consolidado dos números do setor referente ao mês de fevereiro. No período, a indústria automobilística brasileira produziu 157 300 veículos resultado 7,6% superior ao de janeiro de 2003 e 27% maior do que o número de veículos produzidos no mesmo período de 2002. No balanço, a Anfavea voltou a divulgar os números relativos aos estoques da indústria automobilística. De acordo com o relatório, no final de fevereiro, 154 200 veículos estavam estacionados nos pátios das montadoras e revendedoras brasileiras à espera de compradores.

O relatório destaca ainda o crescimento das exportações brasileiras no período. De janeiro para fevereiro desse ano o total de exportações em dólares cresceu 34,4% - de 277,5 para 372,9 milhões de dólares. Se comparado ao mesmo período de 2002 o crescimento foi ainda maior: 44,6%.

Parte desse crescimento pode ser atribuída às exportações da General Motors Mercosul, que une as operações da GM no Brasil e na Argentina. A GM não divulga os números das operações de cada país isoladamente, mas, em fevereiro de 2003, os números consolidados das exportações das duas subsidiárias registraram um recorde: 80,9 milhões de dólares, o melhor resultado dentre todos os meses de fevereiro na história da GM do Brasil e da Argentina. Fevereiro foi o segundo mês consecutivo em que a GM Mercosul registrou recorde histórico de vendas. Em janeiro, a empresa já havia obtido o mesmo recorde com uma exportação de 70,7 milhões de dólares.

Segundo o presidente da Anfavea, Ricardo Carvalho, o crescimento das exportações brasileiras já era esperado, em decorrência de um reaquecimento do mercado externo e do aumento de acordos internacionais. Para esse ano, Carvalho prevê que as exportações nacionais subam algo em torno de 20%, em relação aos 4 bilhões de dólares alcançados no ano passado. Esperamos fechar 2003 atingindo a marca de 4,8 bilhões de dólares em exportações .

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Relator retira 'jabuti' com impacto de R$ 24 bi nas contas de luz de projeto sobre combustíveis

Produção de motos no Polo Industrial de Manaus cresce 11,4% em agosto

Polícia Federal deflagra operação contra fraudadores da Previdência Social no estado do RJ

Governo aposta em três projetos que somam R$ 56 bilhões para destravar investimentos verdes