Economia

Expectativa de Inflação dos Consumidores cai para 10,7%

Este é o segundo recuou consecutivo do indicador, depois de 13 meses de altas


	Inflação: este é o segundo recuou consecutivo do indicador, depois de 13 meses de altas
 (Thinkstock)

Inflação: este é o segundo recuou consecutivo do indicador, depois de 13 meses de altas (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2016 às 09h37.

Rio de Janeiro - A inflação mediana prevista pelos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses fechou abril em 10,7%, recuando 0,4% em relação a expectativa de março último, que era de 11,1%.

Este é o segundo recuou consecutivo do indicador, depois de 13 meses de altas.

Os dados foram divulgados hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Vargas (Ibre-FGV). A retração está em consonância com a conjuntura econômica atual, em franca desaceleração, e também com as medidas de ajuste adotadas pelo governo para frear a alta dos preços, informa o Ibre.

Para o economista da FGV, Pedro Costa, o indicador encerrou abril com redução. “Está importante queda no indicador de expectativa de inflação por parte dos consumidores está em sintonia com as políticas adotadas pelo governo para controlar a inflação e com a atual conjuntura de desaquecimento da economia.”

Para ele, o resultado também corrobora com as previsões e os diagnósticos feitos anteriormente, “que, após o aumento concentrado dos preços administrados no primeiro trimestre, as expectativas de alta da inflação se arrefeceriam” nos meses seguintes.

A pesquisa da FGV mostra desaceleração das expectativas de inflação em todas as classes de renda, embora a faixa de renda mais baixa continue prevendo a inflação mais alta para os 12 meses seguintes: 11,2%.

O intervalo que prevê a variação da inflação futura, entre 10% e 12%, continua sendo o mais citado pelos consumidores, “mas houve redução da frequência de citações nesta faixa, que recuou de 31,3% do total para 28% entre fevereiro e março.

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresEmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasInflação

Mais de Economia

Plano Real, 30 anos: Jorge Gerdau e o 'divisor de águas' no desenvolvimento do país

Após enchentes, atividade econômica no RS recua 9% em maio, estima Banco Central

Lula se reúne hoje com equipe econômica para discutir bloqueios no Orçamento deste ano

CCJ do Senado adia votação da PEC da autonomia financeira do BC

Mais na Exame