Economia

Expansão empresarial da zona do euro tem máxima de 7 meses

Corte de preços e a moeda mais fraca ajudaram a atividade empresarial da zona do euro a acelerar em fevereiro


	Zona do Euro: a atividade empresarial expandiu em todas as quatro maiores economias do bloco pela primeira vez desde abril
 (Philippe Huguen/AFP)

Zona do Euro: a atividade empresarial expandiu em todas as quatro maiores economias do bloco pela primeira vez desde abril (Philippe Huguen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2015 às 08h11.

Londres - O corte de preços e a moeda mais fraca ajudaram a atividade empresarial da zona do euro a acelerar em fevereiro, de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada pouco antes de o Banco Centra Europeu (BCE) dar início a um programa de estímulo de 1 trilhão de euros.

O Markit informou que a pesquisa indica um crescimento do PIB no primeiro trimestre de 0,3 por cento, o mesmo do final de 2014, uma vez que a atividade empresarial expandiu em todas as quatro maiores economias do bloco pela primeira vez desde abril.

"O cenário melhorou para todos os países. O euro mais fraco deve ajudar a melhorar as exportações e, talvez mais importante, o início do 'quantitative easing' pelo BCE deve estimular a economia conforme o ano avança", disse o economista-chefe do Markit, Chris Williamson.

O euro caiu quase 8 por cento desde o início do ano contra o dólar, ajudando a levar o PMI Composto final à máxima de sete meses de 53,3.

Embora mais fraco do que a preliminar de 53,5, a leitura ficou acima dos 52,6 de janeiro e chegou ao vigésimo mês acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

O PMI sobre o dominante setor de serviços da zona do euro avançou 1 ponto ante a marca de janeiro, para 53,7, mas também ficou abaixo da preliminar de 53,9.

Para encorajar a demanda, as empresas têm cortado os preços há quase três anos e o BCE tem lutado para levar a inflação de volta a sua meta de quase 2 por cento. Os preços recuaram 0,3 por cento em fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPMI – Purchasing Managers’ IndexUnião EuropeiaZona do Euro

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor