Economia

EXAME Fórum 2018 vai discutir a educação e a economia no Brasil

Estão abertas as inscrições para o EXAME Fórum 2018, que vai reunir autoridades, empresários e candidatos à Presidência da República em 3 de setembro

Geraldo Alckmin no EXAME Fórum 2017: o evento deste ano terá a educação como foco (Germano Lüders/Site Exame)

Geraldo Alckmin no EXAME Fórum 2017: o evento deste ano terá a educação como foco (Germano Lüders/Site Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2018 às 13h57.

Última atualização em 28 de agosto de 2018 às 09h06.

São Paulo — No próximo dia 3, acontece em São Paulo o EXAME Fórum 2018. O evento vai reunir autoridades, empresários, especialistas e candidatos à Presidência da República para discutir as perspectivas para os negócios e o desenvolvimento da economia e da educação no Brasil nos próximos quatro anos.

Três candidatos já confirmaram presença no EXAME Fórum 2018: João Amoêdo, do partido Novo, Marina Silva, da Rede, e Fernando Haddad, do PT, candidato a vice-presidente na chapa de Lula e provável candidato à Presidência se a candidatura de Lula for barrada pelo TSE.

O EXAME Fórum deste ano será dividido em duas partes. De manhã, o tema será como proporcionar uma educação de qualidade a todos os brasileiros, uma questão fundamental para o Brasil avançar. À tarde, o foco será nos candidatos à Presidência, suas propostas para o país e os efeitos que as política públicas poderão ter na economia e nos negócios.

A manhã começa com uma discussão sobre a experiência de Portugal na educação, que pode indicar caminhos para o Brasil. Portugal conseguiu avançar no Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Quem vai falar como isso foi feito é o professor Nuno Crato, ex-ministro da educação e ciência do país europeu.

Cândido Bracher, presidente do Itaú Unibanco, sobe ao palco em seguida para abordar a importância da educação na produtividade e na competitividade do Brasil. Já Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, falará sobre o papel da educação na formação da ética e da cidadania. Bracher e Barroso vão, em seguida, debater como fazer da educação uma agenda nacional.

Priscila Cruz, presidente-executiva do Movimento Todos Pela Educação, vai ao EXAME Fórum apresentar sua proposta suprapartidária de estratégia para a educação básica brasileira. A organização que ela preside elaborou uma lista de prioridades para o período de 2019 a 2022. Se essas ações forem realizadas, o Brasil chegará a 2022 com avanço substancial no nível educacional da população, com consequências benéficas para a economia e os negócios.

Entre os debates que vão acontecer na tarde do dia 3, está uma discussão sobre a política e a agenda econômica necessária para o país. Os debatedores serão Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda, Elena Landau, presidente do conselho acadêmico do Livres, e Fernando Borges, diretor da empresa de investimentos Carlyle South America.

As propostas de Geraldo Alckmin, candidato à Presidência pelo PSDB, para a economia e para a educação serão apresentadas pelo economista Persio Arida, coordenador de seu programa econômico. Já Marina Silva, candidata da Rede, vai apresentar suas próprias propostas.

As inscrições para o EXAME Fórum 2018 já estão abertas. Confira a programação completa e faça sua reserva.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraEducaçãoEleições 2018eventos-exameEXAME FórumFernando HaddadJoão AmoêdoMarina Silva

Mais de Economia

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula

Pagamento do 13º salário deve injetar R$ 321,4 bi na economia do país este ano, estima Dieese

Haddad se reúne hoje com Lira para discutir pacote de corte de gastos