Economia

Eunício Oliveira assume Comunicações por mérito político

O novo ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, assume o cargo por méritos mais políticos do que técnicos. O deputado do PMDB do Ceará (que está em seu segundo mandato) é dono de três rádios (duas no seu estado natal e uma em Goiás) foi suplente da comissão especial que votou a PEC da liberação do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h43.

O novo ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, assume o cargo por méritos mais políticos do que técnicos. O deputado do PMDB do Ceará (que está em seu segundo mandato) é dono de três rádios (duas no seu estado natal e uma em Goiás) foi suplente da comissão especial que votou a PEC da liberação do capital estrangeiro nas empresas de mídia e integrou a comissão de comunicação da câmara em seu mandato anterior.

Apesar de tais participações, suas idéias para o setor não são muito conhecidas. Não dá para dizer que Oliveira teve atuação destacada nesse setor, disse Antônio de Queiroz, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Ele se destacou de fato como articulador político.

Embora as rádios componham o capital político de Oliveira, seus negócios mais lucrativos são empresas de transporte, seguros, agropecuária, revenda de veículos e call centers, espalhadas por oito estados. O novo ministro também foi presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal.

Aos 51 anos, Oliveira filiou-se ao MDB em 1972, como afilhado político de seu sogro, Paes de Andrade, atual embaixador em Portugal e ex-presidente da Câmara dos Deputados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

FMI confirma sua previsão de crescimento mundial para 2024 a 3,2%

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Mais na Exame