Euro: teme-se que o impasse entre gregos e União Europeia possa prejudicar a economia global (unkas_photo/ThinkStock)
Da Redação
Publicado em 8 de fevereiro de 2015 às 16h51.
WASHINGTON - O governo do presidente dos EUA, Barack Obama, está pressionando os líderes da zona do euro para que se comprometam mais com o novo governo da Grécia, uma vez que vem crescendo o temor de que o impasse entre gregos e União Europeia possa prejudicar a economia global, disse o Financial Times em reportagem publicada neste domingo.
O lobby norte-americano acontece em um momento no qual Bruxelas e Washington se preocupam cada vez mais com a postura firme e linha-dura de alguns membros da zona do euro, especialmente a Alemanha, pressionando a Grécia a seguir adotando a política de austeridade, com cortes no orçamento como o restante da União Europeia, segundo a reportagem, que citou funcionários da adminstração da União Europeia e do governo dos EUA.
"Nós avisamos todas partes que é necessário comprometimento de todo mundo", teria dito um funcionário do governo norte-americano, segundo o Financial Times. "Existem limites para quanta austeridade uma sociedade pode aguentar." Uma delegação norte-americana está se dirigindo a Atenas, liderada pelo secretário do Tesouro para a Europa, Daleep Singh, segundo o jornal.
O temor ocorre devido às políticas radicais de esquerda do recém-empossado primeiro-ministro Alexis Tsipras, contrárias às medidas de austeridade impostas no país como parte do pacote de resgate financeiro de 2010.